Parceiros

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Feliz 2012 !!!


Seja este Ano Novo o ano de concretas realizações na sua vida!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL!!!


QUE O NATAL NÃO SEJA APENAS UMA DATA, SEJA UM ESTADO DE ESPÍRITO A NOS ORIENTAR À VIDA.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ataque a Descoberto


O Ataque a descoberto consiste em atacar uma peça do adversário com uma que não se move, mas cujo caminho fica desobstruído com a retirada de uma peça própria que bloqueava sua ação. A peça que se retira, deixando descoberta uma linha, pode ser utilizada, por sua vez, para atacar ainda outra peça. Assim teremos duas peças atacando o adversário, o que, naturalmente, é uma situação difícil de defender.
No diagrama acima ambos jogadores realizaram quatro movimentos, mas as brancas estão em condições de decidir a partida, utilizando o ataque a descoberto; Movendo o Cavalo a c6, ocorre o xeque a descoberto da dama branca e as pretas não podem capturá-lo, uma vez que devem proteger seu rei. As brancas tomam a dama das pretas.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Cravada


A cravada é um recurso tático que visa à imobilização de uma peça inimiga. A peça cravada não pode mover-se, pois atrás dela, encontra-se uma peça de maior valor que poderá ser capturada. Pode-se distinguir dois tipos de cravada: absoluta e relativa.
A cravada absoluta se produz quando, atrás da peça imobilizada, encontra-se o rei do seu próprio lado. Nesse caso , a impossibilidade de movimento é absoluta, pois o rei ficaria exposto e se produziria uma situação ilegal. No diagrama acima, o bispo branco de b5 exerce uma cravada absoluta sobre o cavalo preto de c6.
A cravada relativa se, atrás da peça cravada, encontra-se uma peça de maior valor, mas que não é o rei. Neste caso, a peça cravada normalmente não deve ser movida, sob o risco de perda material. No diagrama acima o bispo preto de g4 está cravando o cavalo branco de f3, que protege a dama.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Palestra Mestre Lebredo: O Xadrez como matéria básica



Em mais uma de suas palestras voltadas à área da educação, o Colégio Carbonell convidou o Mestre Gerardo Lebredo para falar aos pais, alunos, professores e convidados sobre o ensino do Xadrez como matéria básica escolar.
Durante sua apresentação, Lebredo citou algumas definições dadas por grandes campeões a respeito do esporte e falou sobre como o tema é abordado em Cuba, seu país natal. Além disso, o Mestre também apresentou diversas técnicas e estratégias utilizadas no xadrez e explicou como estas podem ser utilizadas no dia a dia das pessoas, seja na vida pessoal, profissional ou até mesmo na vida escolar.
Ao final da apresentação, os participantes fizeram perguntas ao Mestre Lebredo e comentaram sobre o tema discutido.
O Colégio Carbonell acredita que a prática do Xadrez pode colaborar de forma significativa na vida das crianças, adolescentes e adultos, desenvolvendo neles o raciocínio lógico e estratégico.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Palestra do Mestre cubano Gerardo Lebredo no Carbonell


O ensino do Xadrez como matéria básica será o tema da palesra que o Mestre Internacional Gerardo Lebredo estará ministrando neste sábado as 9:30 hs nas dependencias do Colégio Carbonell (Guarulhos), entrada franca.
Rua 1º Tenente Aviador Aurélio Vieira Sampaio, 75 – Ponte Grande – Guarulhos – SP

sábado, 15 de outubro de 2011

III Festival de Xadrez do Colégio Carbonell

Sábado 15 de Outubro, dia dos Professores(as), chuvoso em Guarulhos, mais de 80 meninos e meninas de 19 escolas particulares e púbicas de 9 municipios do Estado de São Paulo, participaram do III Festival de Xadrez do Colégio Carbonell





domingo, 9 de outubro de 2011

Manobras Táticas Básicas

Essas manobras são as mais simples e as que se produzem com mais frequencia durante as partidas:

- Ataque duplo ou múltiplo
- Ataque a descoberto
- Ataque em linha

O Ataque duplo consiste em ameaçar simultaneamente , dois alvos com uma mesma peça. É comum quando se atacam duas peças de uma vez que uma delas seja capturada, embora em algumas ocasiões seja possivel a defesa de ambas.


No diagrama acima uma situação em que ocorre no início da partida, a dama branca está sendo ameaçada mas em uma jogada ela poderá realizar um ataque duplo.

Capturando o peão que está em e5 colocará o rei em xeque e ao mesmo tempo atacando a torre em h8 sem defesa, ou seja, um Ataque duplo bem sucedido, conforme diagrama abaixo.



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O Meio-Jogo

O Meio-Jogo é a fase da partida de Xadrez que segue a fase da abertura. As peças que se movimentaram de suas casas originais e que tomaram posições no centro do tabuleiro, durante a abertura, começam a se movimentar e a se encontrar com as peças do adversário.
Podemos considerar dois tipos de objetivos principais a alcançar durante o meio-jogo:

- Atacar o rei inimigo
- Conseguir supremacia de material

O meio-jogo se caracteriza por múltiplas manobras, de diversos tipos, orientadas para o ganho de material ou para o ataque direto ao rei contrário.
Elas podem ser classificadas em dois tipos:

- Manobras estratégicas
- Manobras táticas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Conceitos Básicos na Abertura


Cada abertura determina um tipo de jogo específico na fase seguinte, e cada jogador de xadrez tem um repertório de aberturas segundo seu estilo e gosto.
Os três princípios fundamentais da abertura são:

a) O domínio do centro
b) O desenvolvimento das peças
c) A segurança do rei

O centro: Chamamos de centro as quatro casas centrais e4, d4, d5 e e5. Denomina-se centro ampliado o perímetro composto pelas casas contíguas c3, c4, c5, c6, d6, e6, f6, f4, f3, e3 e d3.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

As Fases da Partida de Xadrez

Uma partida de Xadrez é dividida em tres fases: abertura, meio jogo e final.
Abertura é a fase inicial onde ambos os jogadores se esforçam para desenvolver suas peças de maneira mais rápida possível, tomando como ponto de referência o centro do tabuleiro. Nesta fase o rei é transferido do centro do tabuleiro para uma posição mais segura através do roque.
Meio jogo é a fase em que os dois lados se enfrentam com mais força, atacar os pontos fracos, lutar por uma coluna aberta, melhorar a atividade de uma peça, ocupar uma casa importante, etc.
Final é a fase onde há um reduzido número de peças sobre o tabuleiro, consequencia das simplificações que foram produzidas no meio jogo, nos choques dos dois exércitos em contínuas escaramuças. O rei que era uma peça passiva e devia ser defendida nas outras fases da partida, transforma-se em uma força ativa capaz de decidir o resultado da disputa.
O objetivo que devemos ter em conta permanentemente é a possibilidade, nossa ou do nosso rival, de obter a promoção de um peão, motivo pelo qual a atenção aos peões passados é muito importante.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Torneio de Xadrez no Colégio Integrado


Sábado 6 de Agosto no Colégio Integrado será realizado o V Torneio de Xadrez, sub 8 a sub 16.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Modalidades de Xadrez em função do Controle de Tempo

a) cadência de 2 horas e meia para executar 40 lances iniciais e 1 hora para cada 16 lances subsequentes, com tempo acumulado, suspendendo com 6 horas de jogo - é o sistema utilizado no Campeonato Mundial e em torneios de alto nivel;

b) cadência de 2 horas para executar os 40 lances iniciais e 1 hora para cada 20 lances subsequentes, com tempo acumulado, suspendendo com 4 horas de jogo - é o sistema utilizado nas finais de campeonatos estaduais e nacional absoluto;

c) cadência de 2 horas para cada participante executar todos os seus lances(final acelerado ou guilhotina)- é o sistema utilizado em torneios abertos e nas fases classificatórias dos campeonatos estaduais;

d) cadência de 1 hora ou 30 minutos para cada participante executar todos os seus lances (conhecido como xadrez rápido) - é o sistema que tem sido empregado nos circuitos de torneios abertos e eventos de fim de semana.

e) cadência de 5 minutos para cada participante executar todos os seus lances (conhecido como relâmpago, ping ou blitz)- é o sistema mais utilizado nos clubes de xadrez e possui adeptos em todo o mundo;

f) cadência de 1 hora e meia para cada participante realizar os 30 lances iniciais e 1 hora para cada 20 lances subsequentes;com tempo acumulado, suspendendo com 5 horas de jogo (também conhecido como sistema Reykjavic - é o sistemautilizado em alguns dos eventos denominados Abertos do Brasil.

g) cadência de 1:30' para executar os 36 lances iniciais, mais 1 hora nocaute;

h) cadência de 1 hora para executar os primeiros 23 lances iniciais, mais 1 hora nocaute - é o sistema utilizado em campeonatos e torneios com validade para rating CBX e FIDE.

terça-feira, 19 de julho de 2011

I Aberto de Pindamonhangaba



Aproveitando merecidas férias escolares, participei do I Aberto de Xadrez de Pindamonhangaba, realizado de 15 a 17 de Julho, conquistando a terceira colocação em minha categoria.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sistemas de Competições de Xadrez

Os principais sistemas utilizados atualmente no xadrez são os seguintes;
a) Sistema Schuring, Berger ou Round-Robin em que todos os jogadores jogam entre si;
b) Sistema double round-robin, em que todos os jogadores jogam entre si, turno e returno;
c) Sistema Suiço, que é utilizado nos torneis abertos com grande número de jogadores;
d) Sistema de eliminatória simples, disputado pelo sistema convencional;
e) Sistema de Matches, muito utilizado no Torneio de Candidatos do Campeonato Mundial;
f) Sistema Scheveningen, usado principalmente em torneios para rating.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O Relógio de Xadrez


Relógio de Xadrez possui dois mostradores de tempo, conectados entre si de tal modo que só um deles é ativado de cada vez.
Queda de seta quer dizer o término do tempo estipulado para um jogador.
Ao usar um relógio de xadrez, cada jogador deve fazer um número mínimo de lances ou todos os lances, num determinado período e/ou pode receber uma parcela adicional de tempo após cada lance. Tudo isso deve ser previamente especificado.
Durante a partida cada jogador, depois de fazer seu lance no tabuleiro, deverá parar seu próprio relógio e acionar o relógio de seu oponente. Seu lance não é considerado completo até que ele o tenha feito, a menos que o lance termine a partida.
O jogador deve parar seu relógio com a mesma mão com a qual executou seu lance. É proibido manter a mão sobre o pino do relógio ou pairar sobre ele.
A foto acima mostra um relógio de xadrez do tipo analógico.
A foto acima mostra um relógio de xadrez digital.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

SANTOS FUTEBOL CLUBE TRI CAMPEÃO DA LIBERTADORES


É o motivo de todo meu riso
De minhas lágrimas
e emoção
Sua bandeira no mastro
é a História
de um passado
e um presente só de Glórias
NASCER! VIVER! E NO SANTOS MORRER!
É um orgulho que nem todos podem ter!

domingo, 12 de junho de 2011

Empates - Tripla Repetição de diagrama


Quando uma mesma posição repete-se tres vezes, seguidas ou não, um dos jogadores pode exigir o empate. A posição repete-se quando todas as peças, brancas e pretas, se encontrarem nas mesmas casas (fotos iguais).

Empates - Regra dos 50 lances


Se durante a partida for provado que 50 lances foram feitos sem que ocorram capturas ou movimentos de peões, a partida estará empatada.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Empates - Xeque perpétuo


O Xeque perpétuo é um recurso que um jogador inferiorizado (que está perdendo a partida) usa para salvar-se. No diagrama as brancas estão com uma torre a mais e existe a ameaça de mate, movendo-se a torre de e8 para a8. As negras conseguem o empate jogando Dd1, ao rei branco só resta a fuga para h2. As negras prosseguem jogando Dh5 repetindo a posição e o rei branco vai para g1.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Empates - Comum Acordo


Ocorre quando um jogador durante a partida, oferece o empate e seu adversário aceita.

sábado, 4 de junho de 2011

Empates - Rei Afogado ou Afogamento


Ocorre quando o jogador não se encontra em xeque e não pode fazer nenhum lance legal.
No diagrama as brancas não podem mover o rei e seu peão está bloqueado pelo peão negro.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Os Empates - Insuficiência de Peças



Ocorrem situações em que a partida de xadrez termina empatada. Nestes casos cada jogador recebe meio ponto(1/2 - 1/2).

Nestes diagramas a partida está empatada por Insuficiencia de Peças para dar o Xeque Mate (Rei x Rei), (Rei e Bispo x Rei) e (Rei e Cavalo x Rei).

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Mate do "Louco"



O Mate do louco é o xeque mate mais rápido que existe, apenas dois lances. Uma dica: Nunca enfraqueça a diagonal do louco (e1-h4 para as brancas e e8-h5 para as pretas), batizado com este nome por causa do Xeque Mate do louco, deve permanecer fechada por algum peão.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mate do Legal



Desenvolvimento e centralização são as palavras de ordem no começo da partida.
Entende-se por centro as casas "e4-d4-e5-d5", mas também o quadrado formado pelas casas "f6-c6-f3-c3" tem importancia neste setor.
Desenvolvimento é a ativação das peças buscando um melhor posicionamento e coordenação com as outras.
Esta combinação ocorreu pela primeira vez nesta partida e recebeu o nome de "mate de Legal" em homenagem ao jogador que conduziu as peças brancas.

domingo, 1 de maio de 2011

Mate do Pastor ou Pastorzinho



O Mate do Pastor é um dos mates mais rápidos, onde duas peças, a Dama e o Bispo atacam o peão da coluna "f" que está defendido apenas pelo Rei.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Vantagem Material


Quando um dos jogadores tem peças de valor maior ou mais peças de valor igual, dizemos que ele tem vantagem material.
Neste diagrama a vantagem das brancas é um bispo ou uma peça menor.

Igualdade Material


Dizemos que há igualdade material (peças) quando nenhum dos jogadores tem vantagem em material (peças).
Neste diagrama o material está igualado porque Bispo e Cavalo tem o mesmo valor.

domingo, 10 de abril de 2011

O Valor das Peças

Valor das Peças
Peão
1 ponto
Cavalo
3 pontos
Bispo
3 pontos
Torre 
5 pontos
Dama 
9 pontos
 
     Essa informação serve de base para avaliarmos as possíveis trocas de peças durante uma partida, devemos procurar fazer boas trocas, de tal forma que nosso exército fique mais poderoso que do nosso adversário e com mais chances de aplicar o xeque mate.
     Concluimos que a força de um Bispo equivale a três peões.
A força de uma Torre equivale a um Bispo mais dois peões.
A força de uma Dama equivale a uma Torre mais um Bispo mais um Peão.
     A vantagem de uma Torre (5 pontos) sobre um Bispo (3 pontos) dizemos que é vantagem de qualidade.

domingo, 3 de abril de 2011

Rei e Duas Torres contra Rei


O final de Rei e duas Torres contra Rei é também conhecido como o "Mate da Escadinha".
É executado na borda do tabuleiro, as duas Torres deverão agir no ataque ao Rei e na cobertura das casas de fuga dele.
No diagrama ao lado vemos uma posição final, a Torre da fileira 8 ameaça o Rei preto e a outra Torre que está na fileira 7 não deixa o Rei escapar, Xeque Mate!

terça-feira, 29 de março de 2011

Anotação dos Movimentos Especiais: O Roque Grande


Para anotarmos o Roque Grande utilizamos apenas os simbolos: O-O-O.

Anotação dos Movimentos Especiais: O Roque Pequeno


Para anotarmos o Roque Pequeno utilizamos apenas os simbolos:  O-O.

terça-feira, 22 de março de 2011

Anotar as Capturas dos Peões



Para anotarmos as capturas dos peões não utilizamos a letra inicial "P", apenas a coluna em que o peão se encontra seguido da letra (x) e a casa para onde o peão foi.
No diagrama ao lado o peão branco pode tomar o peão preto, anotamos da seguinte forma: exd5.
Se for o peão preto a tomar o peão branco, anotamos: dxe4.

Anotar as Capturas



Para anotarmos uma captura primeiro colocamos a letra inicial  maiúscula da peça que faz a captura seguido do sinal (x) e em seguida a casa da peça capturada.
No diagrama ao lado o Rei branco pode capturar a Torre preta ou o Cavalo preto.
Rxe4 Rei captura em e4 para capturar a Torre ou Rxc2 Rei captura em c2 para capturar o Cavalo.

sábado, 5 de março de 2011

Espaço para Aprender e Praticar Xadrez

O Colégio Eleonora B. Carbonell, sito a Rua 1o. Tenente Aviador Aurélio Vieira Sampaio, 95 – Ponte Grande, Guarulhos-SP, próximo ao Autoshopping e ao lado da UNG na Via Dutra, está inaugurando um novo espaço para o aprendizado e prática do xadrez, com jogos de peças e tabuleiros, cursos para todos os níveis, utilização de internet, biblioteca específica, vídeos, palestras e muito mais a toda comunidade guarulhense e região.
Maiores informações pelo email.: xadrez@colegiocarbonell.com.br

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Anotação das Peças



No diagrama ao lado vamos aprender a anotar apenas a localização das peças.
Rg1 (diz-se Rei em g1), Dd5 (Dama em d5), Tc7 (Torre em c7), Ba4 (Bispo em a4), Bb2 (Bispo em b2), Cf3 (Cavalo em f3) e o peão utlizamos apenas a coluna e a fileira em que se encontra, h4.
Nesse momento entendemos porque dizemos Dama e não Rainha, utilizamos a letra "R" para anotarmos o movimento do Rei e "D" para anotarmos da Dama.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Anotação de uma Partida: Notação Algébrica Parte I

Para anotar as jogadas, posições de peças sobre o tabuleiro e partidas existem vários sistemas, atualmente a FIDE, Federação Internacional de Xadrez, reconhece um único sistema de notação para torneios oficiais, o sistema algébrico.
Neste sistema, as peças são representadas pela primeira letra, maiúscula, de seu nome. Ex. R = rei, D = dama, T = torre, B = bispo, C = cavalo.
Os peões não são representados por sua primeira letra, mas são reconhecidos pela sua ausência, por ex. quando um peão joga na casa d4, anotamos apenas: d4.
As oito colunas são indicadas pelas letras minúsculas a,b,c,d,e,f,g,h, respectivamente.
As oito fileiras são representadas pelos números 1,2,3,4,5,6,7,8, respectivamente.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Movimentos Especiais: Promoção do Peão (Parte II)

No diagrama ao lado mostro a posição após a jogada das brancas, o Peão elevado a Dama passa a agir como Dama e ataca o Rei preto, colocando-o em Xeque.

Movimentos Especiais: Promoção do Peão (Parte I)

Como já vimos no movimento do Peão, ele só anda para frente nunca podendo voltar, portanto ao alcançar a 8a. casa de uma coluna qualquer ele deverá ser promovido ou trocado por outra peça de sua cor: Dama, Torre, Bispo ou Cavalo, com exceção do Rei e do Peão.
No diagrama ao lado, o peão branco poderá avançar e ser promovido ou seja trocado por uma peça de maior valor, por exemplo, uma Dama.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Movimentos Especiais: Captura en passant(Parte III)

As brancas resolveram capturar o peão en passant, como se ele tivesse andado apenas uma casa. O peão preto capturado é retirado do tabuleiro e a posição que resulta desta captura é a do diagrama ao lado.
Tal movimento é chamado capturar "en passant" , expressão francesa que significa capturar de passagem ou ao passar.

Movimentos Especiais: Captura en passant (Parte II)

No diagrama ao lado mostro o avanço do peão preto duas casas situando-se ao lado do peão branco. Quando assim acontece, o peão da 5a.fileira poderá capturar o peão inimigo, que se adiantou dois passos.
Capturar en passant  como qualquer outra captura de peça, é um direito que pode ou não ser exercido.

Movimentos Especiais: Captura en passant (Parte I)

Aprendemos que o peão captura peças inimigas em diagonal uma casa só. Existe um movimento especial em que o peão captura peões inimigos, como veremos a seguir.
Quando existe um peão na 5a fileira (peão branco) e o peão advesário em sua casa inicial; ambos os peões estão em colunas vizinhas. O peão preto que está na sua casa inicial, pode avançar uma ou duas casas.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Roque Grande


No diagrama acima o Roque foi realizado na ala da Dama, o Rei move-se duas casas em direção à Torre e esta passa a ocupar a casa contigua à do Rei, chama-se Roque Grande.

Roque Pequeno


Faz-se o Roque movendo o Rei duas casas em direção à Torre com a qual se vai rocar. A seguir, coloca-se a Torre na casa vizinha à do Rei.
O diagrama acima mostra o roque concluido é o Roque Pequeno, realizado na ala do rei.

Movimentos Especiais: O Roque


No Xadrez movemos uma peça de cada vez, mas existe um movimento especial onde duas peças são movidas ao mesmo tempo. O movimento chama-se Roque, e é realizado com o Rei e qualquer das duas Torres.
No diagrama acima o Rei e as Torres estão em suas casas iniciais, o jogador poderá fazer o Roque com uma delas que optar.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Capturas do Cavalo


No diagrama acima o Cavalo branco poderá optar em capturar o Bispo preto ou a Torre preta ou o peão preto, enquanto o Cavalo preto poderá capturar a Torre branca.

Capturas do Bispo


No diagrama acima o Bispo branco poderá capturar o Cavalo preto, enquanto o Bispo preto poderá capturar a Torre branca.