Parceiros

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Anotação das Peças



No diagrama ao lado vamos aprender a anotar apenas a localização das peças.
Rg1 (diz-se Rei em g1), Dd5 (Dama em d5), Tc7 (Torre em c7), Ba4 (Bispo em a4), Bb2 (Bispo em b2), Cf3 (Cavalo em f3) e o peão utlizamos apenas a coluna e a fileira em que se encontra, h4.
Nesse momento entendemos porque dizemos Dama e não Rainha, utilizamos a letra "R" para anotarmos o movimento do Rei e "D" para anotarmos da Dama.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Anotação de uma Partida: Notação Algébrica Parte I

Para anotar as jogadas, posições de peças sobre o tabuleiro e partidas existem vários sistemas, atualmente a FIDE, Federação Internacional de Xadrez, reconhece um único sistema de notação para torneios oficiais, o sistema algébrico.
Neste sistema, as peças são representadas pela primeira letra, maiúscula, de seu nome. Ex. R = rei, D = dama, T = torre, B = bispo, C = cavalo.
Os peões não são representados por sua primeira letra, mas são reconhecidos pela sua ausência, por ex. quando um peão joga na casa d4, anotamos apenas: d4.
As oito colunas são indicadas pelas letras minúsculas a,b,c,d,e,f,g,h, respectivamente.
As oito fileiras são representadas pelos números 1,2,3,4,5,6,7,8, respectivamente.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Movimentos Especiais: Promoção do Peão (Parte II)

No diagrama ao lado mostro a posição após a jogada das brancas, o Peão elevado a Dama passa a agir como Dama e ataca o Rei preto, colocando-o em Xeque.

Movimentos Especiais: Promoção do Peão (Parte I)

Como já vimos no movimento do Peão, ele só anda para frente nunca podendo voltar, portanto ao alcançar a 8a. casa de uma coluna qualquer ele deverá ser promovido ou trocado por outra peça de sua cor: Dama, Torre, Bispo ou Cavalo, com exceção do Rei e do Peão.
No diagrama ao lado, o peão branco poderá avançar e ser promovido ou seja trocado por uma peça de maior valor, por exemplo, uma Dama.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Movimentos Especiais: Captura en passant(Parte III)

As brancas resolveram capturar o peão en passant, como se ele tivesse andado apenas uma casa. O peão preto capturado é retirado do tabuleiro e a posição que resulta desta captura é a do diagrama ao lado.
Tal movimento é chamado capturar "en passant" , expressão francesa que significa capturar de passagem ou ao passar.

Movimentos Especiais: Captura en passant (Parte II)

No diagrama ao lado mostro o avanço do peão preto duas casas situando-se ao lado do peão branco. Quando assim acontece, o peão da 5a.fileira poderá capturar o peão inimigo, que se adiantou dois passos.
Capturar en passant  como qualquer outra captura de peça, é um direito que pode ou não ser exercido.

Movimentos Especiais: Captura en passant (Parte I)

Aprendemos que o peão captura peças inimigas em diagonal uma casa só. Existe um movimento especial em que o peão captura peões inimigos, como veremos a seguir.
Quando existe um peão na 5a fileira (peão branco) e o peão advesário em sua casa inicial; ambos os peões estão em colunas vizinhas. O peão preto que está na sua casa inicial, pode avançar uma ou duas casas.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Roque Grande


No diagrama acima o Roque foi realizado na ala da Dama, o Rei move-se duas casas em direção à Torre e esta passa a ocupar a casa contigua à do Rei, chama-se Roque Grande.

Roque Pequeno


Faz-se o Roque movendo o Rei duas casas em direção à Torre com a qual se vai rocar. A seguir, coloca-se a Torre na casa vizinha à do Rei.
O diagrama acima mostra o roque concluido é o Roque Pequeno, realizado na ala do rei.

Movimentos Especiais: O Roque


No Xadrez movemos uma peça de cada vez, mas existe um movimento especial onde duas peças são movidas ao mesmo tempo. O movimento chama-se Roque, e é realizado com o Rei e qualquer das duas Torres.
No diagrama acima o Rei e as Torres estão em suas casas iniciais, o jogador poderá fazer o Roque com uma delas que optar.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Capturas do Cavalo


No diagrama acima o Cavalo branco poderá optar em capturar o Bispo preto ou a Torre preta ou o peão preto, enquanto o Cavalo preto poderá capturar a Torre branca.

Capturas do Bispo


No diagrama acima o Bispo branco poderá capturar o Cavalo preto, enquanto o Bispo preto poderá capturar a Torre branca.

Capturas da Torre


No diagrama acima a Torre branca poderá capturar o Bispo ou o Cavalo preto.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Capturas da Dama


No diagrama acima a Dama branca poderá escolher qualquer peça preta para capturar, menos o Cavalo preto no canto do tabuleiro, pois ela não pode pular suas própria peça.

Capturas do Rei


O Rei pode capturar peças adversárias quando elas estiverem na casa vizinha à casa em que ele esteja.
No diagrama acima o Rei branco pode capturar a Torre preta ou o Cavalo preto, ocupando a casa.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Movimento e Captura dos Peões


O peão movimenta-se sempre para a frente, sendo a única peça que não pode retornar. Na primeira jogada de cada peão, ele pode andar uma ou duas casas, mas nas outras jogadas o peão que já foi movido pode mover-se apenas uma casa de cada vez.
O peão também tem uma característica própria: ele captura de forma diferente ao seu movimento,sómente nas casas diagonais imediatas.
Na figura acima, os peões brancos poderão capturar o Cavalo preto ocupando a casa ou poderão se movimentar para frente.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Xeque com o Cavalo


No Diagrama acima o Cavalo branco está atacando o Rei preto, Xeque. O Rei poderá fugir para uma casa que não está sendo atacada

Xeque Mate com os Bispos


No Diagrama acima os Bispos brancos com ajuda do Rei aplicam Xeque Mate ao Rei preto.

Xeque com o Bispo


No exemplo acima o Bispo branco ataca o Rei preto que nesta situação poderá fugir para uma casa que não está sendo atacada.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Xeque Mate de Torre


No exemplo acima, a Torre branca ataca o Rei preto que não tem casa para fugir, pois o Rei branco não permite, temos uma situação de Xeque Mate.
Lembre-se que os Reis não podem se encontrar.

Xeque de Torre


A Torre branca está ameaçando o Rei preto, dizemos que ela está dando Xeque ao Rei, que deverá sair desta situação.
No caso acima o Rei preto poderá fugir para uma casa que não está sendo atacada pela Torre.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Movimento do Cavalo


O Cavalo se movimenta fazendo um caminho que lembra a letra "L". É a única peça que salta sobre outras peças. Podemos dizer também que o Cavalo se movimenta saindo de sua casa andando uma casa como Torre (coluna ou fileira) e uma casa como Bispo (diagonal), conforme mostra a figura acima.

Movimento do Bispo


O Bispo anda em diagonal para frente ou para trás, quantas casas quiser, conforme mostra a figura acima.

Movimento da Torre


A Torre anda pela coluna (para frente ou para trás) ou pela fileira (para a direita ou para a esquerda), quantas casas quiser, conforme mostra a figura acima.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Xeque Mate


Quando não há um lance possivel para o Rei sair do ataque, dizemos que ele está em Xeque Mate. Veja o exemplo acima: o Rei preto não pode capturar a Dama branca pois o Rei branco a protege, (lembrar que os Reis não se encontram),também não há casa de fuga sem que seja atacado pela Dama branca, então a partida termina com a vitória das brancas que aplicaram o Xeque Mate ao rei preto.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Xeque de Dama


Quando uma peça ameaça capturar o Rei, dizemos que ele está em Xeque. O Rei deverá se defender: fugir para uma casa que não está sendo ameaçada, capturar a peça que o ataca ou colocar uma peça entre o rei e a peça que dá o xeque.
No exemplo ao lado a Dama branca ameaça o Rei preto que para se defender deverá escolher uma casa que não está sendo ameaçada pela Dama.

Movimento da Dama


A Dama ou Rainha é a peça mais poderosa do jogo. Movimenta-se em qualquer direção(para frente, para trás, para os lados ou em diagonal), podendo andar uma ou várias casas de uma vez só, como mostra a figura acima.

Movimento do Rei


O Rei é a peça mais importante do jogo, ele pode jogar apenas uma casa por vez,em qualquer direção: para frente, para trás, para a direita, para a esquerda ou em diagonal, conforme mostra a figura acima.