Parceiros

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Modalidades de Xadrez em função do Controle de Tempo

a) cadência de 2 horas e meia para executar 40 lances iniciais e 1 hora para cada 16 lances subsequentes, com tempo acumulado, suspendendo com 6 horas de jogo - é o sistema utilizado no Campeonato Mundial e em torneios de alto nivel;

b) cadência de 2 horas para executar os 40 lances iniciais e 1 hora para cada 20 lances subsequentes, com tempo acumulado, suspendendo com 4 horas de jogo - é o sistema utilizado nas finais de campeonatos estaduais e nacional absoluto;

c) cadência de 2 horas para cada participante executar todos os seus lances(final acelerado ou guilhotina)- é o sistema utilizado em torneios abertos e nas fases classificatórias dos campeonatos estaduais;

d) cadência de 1 hora ou 30 minutos para cada participante executar todos os seus lances (conhecido como xadrez rápido) - é o sistema que tem sido empregado nos circuitos de torneios abertos e eventos de fim de semana.

e) cadência de 5 minutos para cada participante executar todos os seus lances (conhecido como relâmpago, ping ou blitz)- é o sistema mais utilizado nos clubes de xadrez e possui adeptos em todo o mundo;

f) cadência de 1 hora e meia para cada participante realizar os 30 lances iniciais e 1 hora para cada 20 lances subsequentes;com tempo acumulado, suspendendo com 5 horas de jogo (também conhecido como sistema Reykjavic - é o sistemautilizado em alguns dos eventos denominados Abertos do Brasil.

g) cadência de 1:30' para executar os 36 lances iniciais, mais 1 hora nocaute;

h) cadência de 1 hora para executar os primeiros 23 lances iniciais, mais 1 hora nocaute - é o sistema utilizado em campeonatos e torneios com validade para rating CBX e FIDE.

terça-feira, 19 de julho de 2011

I Aberto de Pindamonhangaba



Aproveitando merecidas férias escolares, participei do I Aberto de Xadrez de Pindamonhangaba, realizado de 15 a 17 de Julho, conquistando a terceira colocação em minha categoria.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sistemas de Competições de Xadrez

Os principais sistemas utilizados atualmente no xadrez são os seguintes;
a) Sistema Schuring, Berger ou Round-Robin em que todos os jogadores jogam entre si;
b) Sistema double round-robin, em que todos os jogadores jogam entre si, turno e returno;
c) Sistema Suiço, que é utilizado nos torneis abertos com grande número de jogadores;
d) Sistema de eliminatória simples, disputado pelo sistema convencional;
e) Sistema de Matches, muito utilizado no Torneio de Candidatos do Campeonato Mundial;
f) Sistema Scheveningen, usado principalmente em torneios para rating.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O Relógio de Xadrez


Relógio de Xadrez possui dois mostradores de tempo, conectados entre si de tal modo que só um deles é ativado de cada vez.
Queda de seta quer dizer o término do tempo estipulado para um jogador.
Ao usar um relógio de xadrez, cada jogador deve fazer um número mínimo de lances ou todos os lances, num determinado período e/ou pode receber uma parcela adicional de tempo após cada lance. Tudo isso deve ser previamente especificado.
Durante a partida cada jogador, depois de fazer seu lance no tabuleiro, deverá parar seu próprio relógio e acionar o relógio de seu oponente. Seu lance não é considerado completo até que ele o tenha feito, a menos que o lance termine a partida.
O jogador deve parar seu relógio com a mesma mão com a qual executou seu lance. É proibido manter a mão sobre o pino do relógio ou pairar sobre ele.
A foto acima mostra um relógio de xadrez do tipo analógico.
A foto acima mostra um relógio de xadrez digital.