Parceiros

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Conceitos Básicos na Abertura


Cada abertura determina um tipo de jogo específico na fase seguinte, e cada jogador de xadrez tem um repertório de aberturas segundo seu estilo e gosto.
Os três princípios fundamentais da abertura são:

a) O domínio do centro
b) O desenvolvimento das peças
c) A segurança do rei

O centro: Chamamos de centro as quatro casas centrais e4, d4, d5 e e5. Denomina-se centro ampliado o perímetro composto pelas casas contíguas c3, c4, c5, c6, d6, e6, f6, f4, f3, e3 e d3.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

As Fases da Partida de Xadrez

Uma partida de Xadrez é dividida em tres fases: abertura, meio jogo e final.
Abertura é a fase inicial onde ambos os jogadores se esforçam para desenvolver suas peças de maneira mais rápida possível, tomando como ponto de referência o centro do tabuleiro. Nesta fase o rei é transferido do centro do tabuleiro para uma posição mais segura através do roque.
Meio jogo é a fase em que os dois lados se enfrentam com mais força, atacar os pontos fracos, lutar por uma coluna aberta, melhorar a atividade de uma peça, ocupar uma casa importante, etc.
Final é a fase onde há um reduzido número de peças sobre o tabuleiro, consequencia das simplificações que foram produzidas no meio jogo, nos choques dos dois exércitos em contínuas escaramuças. O rei que era uma peça passiva e devia ser defendida nas outras fases da partida, transforma-se em uma força ativa capaz de decidir o resultado da disputa.
O objetivo que devemos ter em conta permanentemente é a possibilidade, nossa ou do nosso rival, de obter a promoção de um peão, motivo pelo qual a atenção aos peões passados é muito importante.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Torneio de Xadrez no Colégio Integrado


Sábado 6 de Agosto no Colégio Integrado será realizado o V Torneio de Xadrez, sub 8 a sub 16.