Parceiros

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Feliz 2012 !!!


Seja este Ano Novo o ano de concretas realizações na sua vida!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL!!!


QUE O NATAL NÃO SEJA APENAS UMA DATA, SEJA UM ESTADO DE ESPÍRITO A NOS ORIENTAR À VIDA.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ataque a Descoberto


O Ataque a descoberto consiste em atacar uma peça do adversário com uma que não se move, mas cujo caminho fica desobstruído com a retirada de uma peça própria que bloqueava sua ação. A peça que se retira, deixando descoberta uma linha, pode ser utilizada, por sua vez, para atacar ainda outra peça. Assim teremos duas peças atacando o adversário, o que, naturalmente, é uma situação difícil de defender.
No diagrama acima ambos jogadores realizaram quatro movimentos, mas as brancas estão em condições de decidir a partida, utilizando o ataque a descoberto; Movendo o Cavalo a c6, ocorre o xeque a descoberto da dama branca e as pretas não podem capturá-lo, uma vez que devem proteger seu rei. As brancas tomam a dama das pretas.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Cravada


A cravada é um recurso tático que visa à imobilização de uma peça inimiga. A peça cravada não pode mover-se, pois atrás dela, encontra-se uma peça de maior valor que poderá ser capturada. Pode-se distinguir dois tipos de cravada: absoluta e relativa.
A cravada absoluta se produz quando, atrás da peça imobilizada, encontra-se o rei do seu próprio lado. Nesse caso , a impossibilidade de movimento é absoluta, pois o rei ficaria exposto e se produziria uma situação ilegal. No diagrama acima, o bispo branco de b5 exerce uma cravada absoluta sobre o cavalo preto de c6.
A cravada relativa se, atrás da peça cravada, encontra-se uma peça de maior valor, mas que não é o rei. Neste caso, a peça cravada normalmente não deve ser movida, sob o risco de perda material. No diagrama acima o bispo preto de g4 está cravando o cavalo branco de f3, que protege a dama.